Vcfaz.tv
Agora na TV Jornal das Dez - Ao Vivo
22:00 - 23:00
South Park
22:46 - 23:10
Em Busca da Verdade
22:00 - 23:00
revista eletronica  
    Você está: Entrevista   
 

Exclusivo
Alessandro Maluf conversa com o VCFAZ.TV sobre o NOW
Vcfaz.tv - 24 Jun 2016 - 22:40


Cada vez mais populares, os serviços de OTT (Over the top) e VOD (Video on Demand) tem ganhado espaço no mercado brasileiro e em alguns casos chega a ser fator decisivo de escolha sobre um ou outro novo produto. Para entender um pouco mais sobre esta tecnologia, a Redação VCFAZ conversou com Alessandro Maluf, gerente de Marketing da América Móvil para o mercado residencial, sobre o NOW, a plataforma de vídeo sob demanda da NET HDTV e Claro HDTV.


Alessandro Maluf é gerente de Marketing da América Móvil para o mercado residencial. Atua no mercado há 20 anos e é responsável pela gestão e desenvolvimento dos produtos e planos de TV, Pricing, Video On Demand, Programação, Pay-Per-View e Lineup da empresa. É formado em Marketing e possui MBA em Administração e Finanças pelo IbmecSP.



O modo como o brasileiro tem assistido televisão tem mudado paulatinamente. Dia após dia se consume mais conteúdo sob demanda. Questionado se este novo padrão pode afetar as transmissões lineares, Alessandro Maluf respondeu que o crescimento das OTTs e VODs deve promover uma reformulação na forma como se produz e consume televisão, mas isto não deve implicar no fim das transmissões lineares. Cada segmento deverá se adaptar e buscar novas formas e conteúdos para manter ou ampliar sua audiência. Maluf lembra ainda que questão semelhante já ocupou o debate no passado quando da chegada da TV e os rumos do rádio. Como exemplo, cita que o rádio no passado apresentava conteúdos mais próximos ao das TVs de hoje como novelas, shows de calouros e programas de auditório. A popularização dos televisores permitiu ao rádio se reinventar e é isto que deve acontecer com as transmissões lineares no futuro.

Recentemente o NOW, que já era ofertado para os assinantes da NET HDTV, passou a ser disponibilizado também para os clientes da Claro HDTV. Para Maluf, o serviço já pode ser considerado como um fator decisivo no momento da assinatura, principalmente para quem busca os serviços da NET HDTV que já possui o serviço há cerca de 5 anos. Na Claro HDTV o recurso ainda é muito novo e toda uma comunicação tem sido realizada para esclarecer os assinantes e promover as facilidades oferecidas. Apesar de recente, Maluf acredita que o serviço também terá um papel fundamental de escolha e fidelização do assinante Claro HDTV em futuro breve.



Ainda sobre a Claro HDTV, Maluf abriu um parêntese para comentar o crescente investimento que a operadora tem realizado nos últimos meses. Além da chegada do NOW, a empresa buscou aumentar sua oferta de conteúdo adicionando mais de 20 canais em alta definição e se tornar a operadora com o maior número de canais pagos em HD via satélite. Este seria o principal fator de escolha do novo assinante pela Claro HDTV e como fato de desempate em relação às demais operadoras estaria o conteúdo e a facilidade oferecidos pelo NOW.

O NOW é oferecido de duas formas aos assinantes. A primeira é através dos set-top boxes (os receptores) de alta definição da NET HDTV, do conforto de sua sala usando o mesmo controle remoto que já utiliza. O segundo meio é através das conexões “fora da TV”, como celulares, tablets e computadores. A segunda forma está disponível tanto para assinantes NET HDTV quanto Claro HDTV. Quanto a isto, Alessandro Maluf afirma que há diferença entre o público que normalmente assiste na TV e aquele que confere nos dispositivos móveis. Assim como há também diferença no conteúdo consumido por estes dois públicos. Maluf esclarece que o público dos dispositivos móveis tem preferência por conteúdos mais curtos, de humor ou infantil, embora isto não signifique que não se assista filmes e/ou programas mais longos. Lembra ainda que há conteúdos, como filmes de grande sucesso no cinema, que tendem a ter a preferência pela audiência na TV, normalmente uma tela maior e com mais detalhes de imagem e áudio.

Ainda em relação ao acesso através de dispositivos móveis, Alessandro Maluf esclarece que nestes casos há um fator externo a ser considerado: o assinante necessita de uma conexão com internet. E devido a isto, a qualidade de transmissão pode sofrer alterações, pois nem sempre é possível conseguir altas velocidades como as observadas em transmissões 4G ou 3G. Por conta disto, a maioria dos conteúdos é transmitida normalmente em SD até mesmo por conta da limitação das telas que impedem que certos detalhes sejam percebidos em displays de 4, 5 ou mesmo 10 polegadas. De acordo com Maluf há um constante monitoramento e observação do comportamento de consumo do assinante para definir se o conteúdo precisa ser enviado com maior ou menor resolução.

Outro fator a ser observado no mercado brasileiro é a ampliação das vendas de TVs conectas, as Smart TV, que oferecem a facilidade de com alguns cliques dar acesso a conteúdo sob demanda sem muita dificuldade. Televisores como Sony, Samsung, Philips e LG, por exemplo, já possuem lojas que ofertam aplicativos como o Claro Vídeo (disponível através de assinatura no NOW). Questionado se haveria a possibilidade do NOW ser ofertado como aplicativo neste modelo de distribuição, Maluf esclarece que a grande dificuldade deste tipo de distribuição é ter este modelo de televisor realmente conectado. O mercado tem vendido cada vez mais, mas nem sempre isto significa que o aparelho terá este uso na casa do cliente, assim, há ainda muitas “smarts” que seguem desconectadas, muitas vezes por conta de limitações tecnológicas como uma boa conexão wifi ou mesmo dificuldades para levar um cabo de rede até o aparelho. Desta forma, Maluf esclarece que na fase de implantação do NOW, a conectividade estava realmente na “caixa” (receptor) da NET HDTV e, por conta disto, a prioridade era dada para este equipamento. Entretanto, esclarece que estar presente em diversos dispositivos é uma tendência e a operadora tem observado e monitorado a necessidade apresentada pelos assinantes.

No caso da Claro HDTV, Alessandro Maluf ressaltou que a empresa tem estudado uma melhor forma para que o NOW chegue até a televisão do assinante já que no momento os atuais receptores utilizados não são compatíveis com a plataforma.

Entre os conteúdos assistidos no NOW há uma certa familiaridade com a audiência das transmissões lineares. Filmes, séries, pay-per-view e programação infantil são os produtos mais assistidos pelos assinantes. Provavelmente o que ainda dá certa vantagem para as transmissões lineares são os eventos ao vivo.



Alessandro Maluf esclarece ainda que o NOW deu uma relevância para séries muito grande. Hoje, quando há a estreia de uma nova temporada de uma grande e aclamada série como Game of Thrones, disponível no HBO On Demand do NOW, o assinante pode acessar o serviço e organizar suas próprias maratonas, no seu tempo e em qualquer lugar, dos episódios anteriores e ficar pronto para a grande estreia. Em resumo, o serviço dá ao assinante a liberdade para acessar o conteúdo que deseja a qualquer momento e com mais rapidez. Como exemplo, cita o filme Zootopia que estava em cartaz nos cinemas há um ou dois meses atrás e já está disponível para locação no NOW.

Encerrando a conversa, Maluf defende que o grande diferencial do NOW para os outros serviços é a quantidade e qualidade do conteúdo oferecido. Lembra ainda que há a oferta do Claro Vídeo no NOW que amplia ainda mais o catálogo de séries, filmes, shows, documentário e outros.



Facebook
Twitter
Telegram Receba nossas notícias no celular: telegram.me/vcfaztv (beta)




Comente esta notícias Comente!

Fique à vontade para comentar este artigo em nosso fórum.
Este artigo possui 0 comentário(s).
Leia os comentário(s)









VCVIP
Usuário:  
Senha:  
Lembrar 
Cadastre-se!
Mundosat
E shop Satelite
Agenda
Novelas

Compare no BuscapÉ


vcfaz.tv
RSS RSS Facebook Twitter Youtube
Na Televisão
Últimas Notícias
Novelas
Guia de TV

Programa Avesso

Colunas
Agenda de estreias
Entrevista
FabioTV
No Controle
Top Músicas

Fóruns de Debate
TV
  ├ On Demand
  ├ NET Claro
  ├ Oi
  ├ SKY
  └ Vivo
Satélite
  ├ Equipamentos
  └ Feeds
Papo Aberto
  ├ Esportes
  ├ Promoções
  ├ Política
  └ Tech
Sobre o vcfaz.tv
Fale Conosco
Parcerias
Regras de Participação
Ajuda
Newsletter
Receba diariamente as notícias em seu email.

Email:

Delivered by FeedBurner

Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group